Falaaa galeraa!!! Tudo bem com vocês? No blog de hoje, vamos falar sobre os tipos de jogos de airsoft, para você conhecer e começar a praticar!
O airsoft é um esporte que tem conquistado muitos adeptos ao redor do mundo, unindo estratégia, adrenalina e trabalho em equipe. Então, para quem está começando ou até mesmo para os mais experientes, conhecer os diferentes tipos de jogos e modalidades pode tornar a experiência ainda mais versátil, pois apresenta ao operador diversas formas de aproveitar o esporte.
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Por isso, hoje você vai conhecer as principais modalidades do airsoft para você iniciar agora mesmo!
Tipos de batalhas de airsoft
Quase todas as batalhas de Airsoft se dividem em dois grupos: Skirmish (batalhas ou arenas) e MilSim (Military Simulation).
Skirmish
O Skirmish é um estilo de jogo semelhante ao do Paintball. Ou seja, duas equipes num campo lutando por uma bandeira e pela eliminação do time adversário, sem preocupações com realismo.
MilSim
Em seguida, temos o Mil Sim significa que os jogadores tentam usar as técnicas básicas e estilo das unidades militares e o jogo é sempre estratégico e tático. Exemplos de jogos, temos:
- A – Defesa de Base;
- B – Ataque a Base;
- C – Encontrar e Destruir;
- D – Resgate de reféns ou outros tipos similares de jogos. É o estilo que mais cresce, sendo praticado pela grande maioria dos adeptos deste esporte.
Batalha Mortal (deathmach)
Primeiramente, a Batalha Mortal consiste em dois times para cada lado. Além disso, vence o time que matar primeiro o time adversário. No caso do jogo ter um tempo determinado, vence o time que tiver mais membros vivos.
Captura de Bandeira (CTF – Capture The Flag)
O jogo de Captura de Bandeira consiste em dois times jogam um contra o outro e tentam capturar uma bandeira que está na base do inimigo e devem trazê-la para sua própria base. Dessa forma, a bandeira tem que ser carregada de forma clara e visível. Além disso, esse jogo pode ter outras variantes, como ”Bandeira Viva” ou ”Bandeira Morta”. Na bandeira Viva, a bandeira fica no chão onde o jogador foi atingido, permitindo que outro jogador a recolha. Na bandeira Morta, leve a bandeira de volta à base antes que os adversários possam pegá-la novamente.
Duas bases uma bandeira (Two Bases One Flag)
Nesse jogo há duas bases, mas apenas uma bandeira. Ela é posta no meio do campo entre as duas bases. Sendo assim, cada time começa de um lado em suas respectivas bases. O objetivo desse jogo é capturar a bandeira e levá-la para a base do inimigo. Se a bandeira chegar até a base inimiga, eles perdem. Além disso, se o jogador que estiver com a bandeira for atingido, qualquer outro jogador pode pegar a bandeira do chão.
Alcançar a Bandeira (Grab The Flag)
Um dos jogos mais populares de airsoft é o Alcançar a Bandeira, que consiste em dois ou mais times tentando alcançar a bandeira. Ou seja, o primeiro time que alcança-lá com um jogador vivo, vence. Todavia, esse jogo deve ser jogado em grandes campos abertos.
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Traidor (Traitors)
No Traidor, uma variação do CTF, dois times competem. Os juízes escolhem discretamente um jogador de cada time para receber marcas de ambos os times. Escolha jogadores que não tenham se destacado muito durante o dia. Informe aos times que cada um tem um traidor. Todavia, o jogo se desenrola como um CTF, mas depois dos primeiros 5 minutos, o traidor pode mudar de time a qualquer momento que ele desejar. Contudo, não confie em seus companheiros.
Caçada Humana (Man Hunt)
A Caçada Humana consiste em um jogador voluntário sendo a caça e os outros são os caçadores. Todavia, à caça é dada uma pistola e um pouco de munição enquanto os caçadores podem usar o que quiserem. Os caçadores devem ser em número de 4 a 10 para cada caça. A presa vence se alcançar um local específico dentro de certo tempo. Porém, os caçadores não podem atirar uns nos outros.
Caçada Premiada (Bounty Hunters)
A Caçada Premiada (Bounty Hunters) é um jogo em que está cada por si, onde cada jogador possui uma identificação. Ou seja, quando o jogo for começar os jogadores se espalham pelo campo. Quando alguém for eliminado, o atirador pega a sua identificação (o atirador escolhe se o eliminado deve ir até ele ou se ele irá buscar a identificação). Além disso, não é permitido formar times e quem o fizer deve ser desclassificado. O jogo deve ter pelo menos uma hora e ganha o jogador com o maior número de marcadores coletados.
Procura-se, de Preferência Morto (Wanted, Prefered Dead)
Um dos jogos de airsoft mais populares atualmente, onde um pequeno time, 20% dos jogadores (prisioneiros), deve atravessar uma área protegida por 80% dos jogadores. Os prisioneiros não podem ter rifles grandes, inclusive armas de suporte (LMG). Os guardas podem ter as armas que quiserem. Ainda assim, cada prisioneiro que alcançar o objetivo é considerado vencedor. O limite de tempo varia de 30 minutos a algumas horas.
Pára-quedistas (Paratroopers)
A partida de Pára-quedistas (Paratroopers) divide os jogadores em dois times. Um quarto dos jogadores são os pára-quedistas, que terão os olhos vendados e serão levados até a ‘zona de salto’ (dropzone). Nessa zona, eles recebem um simples mapa da região. Os outros jogadores são espalhados para defenderem 3 objetos na área. Do mesmo modo, o objetivo dos pára-quedistas é encontrar esses objetos, pegá-los e trazê-los para uma “zona de coleta”. Quando todos esses objetos estiverem na zona, os pára-quedistas vencem.
Contudo, o mapa deve ter falhas e um objetivo deve estar marcado num lugar errado, ou outro objeto deve estar marcado. Como variante, o time de defesa pode espalhar pelo mapa alguns snipers (1-5), que não poderão se comunicar com o time principal. As mesmas variantes citadas acima podem ser usadas, misturadas, etc.
Resgate de Reféns (Hostage rescue)
No Resgate de Reféns, formam-se dois times. Um time se divide em ‘reféns’ e ‘resgate’, enquanto o outro se torna os Guardas. Os reféns são espalhados em diferentes localizações. O time de resgate deverá então resgatá-los. Pode levar armas para que os reféns usem. Os reféns podem tentar fugir, mas podem ser eliminados se estiverem se movendo ou sendo rendidos. É necessário resgatar 50% dos reféns para vencer.
Todavia, uma variação desse jogo poderá ser: O refém poderá ser um jogador que não pertence ao time (VIP) que foi sequestrado e deverá ser resgatado ou então poderá ser um ”piloto” que teve seu avião abatido e precisa ser resgatado.
SWAT (Eliminação de Terroristas – Clássico)
Um time da SWAT (25% dos jogadores) deve eliminar todos os terroristas. Prefira construções para este tipo de jogo. Dessa forma, adicione ‘civis’ em alguns cômodos como uma variante, e garanta que eles não sejam eliminados.
Assassinato (Assassins)
Em seguida, temos Assassinato, onde um pequeno grupo de terrorista (25% dos jogadores) deve eliminar um jogador específico (VIP) e recuar para um ponto de saída, dentro de um limite de tempo. Assim como, o outro time deve defendê-lo a todo custo. Porém, o VIP poderá, ou não, estar armado com uma pistola de airsoft.
Rei da Colina (King of the Hill)
Em o Rei da Colina 1/3 dos jogadores se entrincheiram no topo de uma colina ou área aberta e devem defender a posição por certo período de tempo. Os outros jogadores devem atacá-los. No topo da colina há uma bandeira, e o time que estiver mais perto da bandeira quando o tempo acabar. A colina deve fornecer uma boa proteção.
Reforço (reinforcements)
É uma variação do Rei da Colina com dois times. De um dos times, é escolhido um pequeno grupo (1/3). Esse grupo se entrincheira na colina, defendendo a bandeira, enquanto que o outro time é posto abaixo na colina e deverá atacá-la. Além disso, leve os 2/3 restantes do primeiro time para um local a 5 a 10 minutos de distância da base na colina. O time que estiver mais perto da bandeira quando o jogo terminar, vence. O tempo de jogo deve ser de 20 a 40 minutos.
Zumbi
Uma variação do jogo Time x Time, mas nesse caso o jogador eliminado vai para um terceiro ponto de início. Quando três jogadores forem eliminados e estiverem nesse ponto, eles formam um time de zumbis e podem jogar novamente. Esse novo time zumbi luta contra os outros dois times, inclusive contra outros times zumbis.
Contudo, o jogo termina apenas quando resta apenas um jogador de um dos dois times iniciais. Uma variação desse jogo é quando um zumbi atinge um jogador, esse passa para o time zumbi. No final, só ficará um jogador vivo e o resto todo será zumbi (bem no estilo resident evil).
Trincheiras (trenches)
Divida uma área de 50 x 125 metros em 10 setores de 2 x 5 metros cada. Os dois times devem ser grandes (15 a 40 jogadores) e eles começam em lados opostos da fronteira do campo. O time que controlar o maior número de setores quando o jogo terminar será o vencedor. Para controlar um setor, pelo menos dois jogadores devem estar presentes e nenhum inimigo pode estar no local. Bem como, a regra de ‘ferimento leve’ se aplica.
Arrastar o boneco (Drag the Doll)
Dois times são formados. Um boneco (estatura e proporções de um humano, pesando pelo menos 40 kg – por exemplo, pode-se usar um botijão parecido com os de gás) está no meio de uma arena quadrada. A arena é aberta e plana, mas com vários objetos para dar cobertura. O objetivo é alcançar e arrastar o boneco para o seu lado. Espere por um jogo bastante intensivo e rápido. Basicamente, é um CTF numa versão de arena.
Herói
Um jogador contra todos! O herói estará armado com a melhor arma e sem restrições. Seu objetivo é completar um circuito ou chegar num destino. O herói resiste a acertos gerais, mas morre se um tiro atinge o peito, onde um papel está colocado e é perfurado. Ele vence se completar o circuito sem morrer ou eliminando os inimigos.
Todavia, todos os outros devem estar armados com armas tranqueiras, não automáticas e sem miras. Devem matar o herói. Note que o herói não para nunca, ele não morre no campo. Além disso, declare um jogador como morto apenas após o jogo terminar e se o papel estiver perfurado.
Patrulha
Detectaram atividade terrorista na área. Seu time recebeu a missão de realizar uma patrulha. Uma unidade de apoio está na área para suporte. A patrulha deve vasculhar uma área usando uma rota circular pré-determinada. Ainda assim, não deve desviar desta rota, a não ser que seja atacado e não pode usar armas automáticas.
A célula terrorista deve ser em número inferior à patrulha, tem a rota da patrulha e deve montar uma emboscada, pode usar armas automáticas. O suporte fica na base até a patrulha chamar e deve responder imediatamente aos pedidos de socorro. Além disso, pode ter somente uma arma automática.
CQB (Close Quarter Battle)
O CQB é uma das versões dos jogos de airsoft que ocorrem dentro de construções. Ou seja, geralmente ocorre dentro de uma casa grande ou em muitas casas. Podem ser uma mistura dos jogos acima.
Leia também | O que é CQB Airsoft? Conheça a modalidade com a gente!
Reenactment (Reencenação Histórica)
O Reenactment é uma modalidade para os entusiastas da história e do realismo. Ou seja, o Reenactment envolve a reencenação de batalhas e eventos históricos, onde os jogadores utilizam réplicas de uniformes e armas da época. Além de ser uma experiência educativa, é uma forma de vivenciar e homenagear momentos históricos.
Speedsoft
Por fim, o Speedsoft é uma modalidade relativamente nova e voltada para quem busca ação rápida e intensa. Com partidas curtas e regras que favorecem a velocidade e a agressividade, o Speedsoft se assemelha a um esporte de alta performance, onde a tática é substituída pela agilidade.
Então, esse foi nosso artigo de hoje sobre “Tipos de jogos e modalidades de airsoft para você se aventurar!” Espero que vocês tenham gostado!
Veja mais | Speedsoft: o que é, regras, armas e como praticar
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Até a próxima galera, fuiiiii!!!!
Bom dia!! Poderia disponibilizar em PDF essas e outras matérias de Airsoft, seria interessante ter arquivos como esse guardado pra a qualquer momento que precisar.
Boa tarde Flavio, tudo bem? 😉 Muito obrigada por participar do nosso Blog!
Ótima sugestão, vamos repassar pro pessoal e te retornamos, ok?
Estamos à disposição para o que precisar. Forte abraço!