Fala galera, tudo bem com vocês?
A gente sabe que as são armas importantes no arsenal dos Airsofters, e mais importante ainda é cuidar e limpar para que sua vida útil seja maior, não é mesmo?
É sobre isso que falaremos no post de hoje, a limpeza de sua AEG. Esse é um post em parceria com o time de airsoft Venture Unit.
Quer saber se é mesmo importante? Então vem com a gente!
Uma limpa garante um bom funcionamento e um tiro mais preciso, o que vai proporcionar um bom desempenho do operador na hora do combate.
Antes de falarmos em limpeza acreditamos ser melhor aprendermos um pouco mais sobre a mecânica de funcionamento de uma arma de airsoft, pois assim saberemos qual parte da arma devemos limpar e com qual frequência limparemos.
Sendo superficial, toda mecânica que envolve o tiro e o funcionamento de uma AEG, pode ser dividida em duas partes.
A primeira, parte externa, é todo corpo da arma que segura e sustenta a parte interna e a outra, a segunda, é parte interna que promove praticamente todo o funcionamento e é composta basicamente por motor, bateria, gearbox, hop-up e cano.
Não vamos comentar muito sobre a parte externa tendo em vista que está mais relacionada com sustentação e estética do que com o funcionamento e a precisão do tiro.
Parte externa:
Parte muito importante na sustentação da arma e devido a isso, não é necessário realizar limpeza regularmente, pois um resíduo de sujeira a mais ou a menos não implicará diretamente no bom funcionamento da .
Um ponto relevante, é a questão da estética da arma, nós da VENTURE UNIT conhecemos operadores que se preocupam com este detalhe e também conhecemos operadores que não se preocupam, sendo assim uma questão pessoal de cada um em realizar limpeza frequente ou não.
Parte Interna:
Bateria
É responsável pela alimentação energética de todo o sistema. Ela é conectada ao motor e o gatilho através de conectores, são três conjuntos no total, dois internos (motor e gatilho) e outro externo, o que liga a bateria no sistema, e este por ser fácil e estar mais exposto a intemperes têm que ser inspecionados regularmente, pois se estiverem com início de oxidação pode causar má conexão resultando em superaquecimento da fiação entre outros problemas.
Motor
É alimentado pela bateria e responsável pelo acionamento do gearbox, assim temos dois pontos importantes que temos que nos atentar, um é os conectores da fiação que vem da bateria e o outro é a engrenagem responsável por rodar o gearbox. Os conectores podem sofrer oxidação resultando em superaquecimento e mau funcionamento do motor, já a engrenagem, tem que estar sempre lubrificada para não ocorrer desgaste.
Gearbox
Podemos dizer que é o coração da AEG. Esta parte contém engrenagens, pistão, cabeça de pistão, cilindro, cabeça de cilindro, mola, guia de mola e gatilho sendo partes importantes para o funcionamento e consistência da pressão em todos os tiros realizados e por isso, têm que estar limpos e devidamente lubrificadas para que não ocorra desgastes desnecessários. O gatilho por ser a peça chave do fechamento da conexão energética, não pode estar lubrificado e sim limpo e livre de oxidação.
Hop-up e cano
O hop-up é responsável por fazer a conexão entre a pressão gerada pelo gearbox à BB, para que esta seja impulsionada através do cano. Estas partes citadas à cima, estão completamente relacionadas com o bom desempenho do tiro e por isso é sempre bom estarem limpas e secas.
Sabendo agora do funcionamento da , mesmo que resumido, podemos retirar da teoria o conhecimento necessário para saber como limpar e quando limpar uma AEG.
Podemos separar as partes à serem limpas em dois grupos, o primeiro “limpeza de primeiro escalão”, é a limpeza fácil de fazer, deve ser realizada nas partes que são mais exportas, com menos vedação, que irão sujar mais rápido, assim podendo afetar o funcionamento e a precisão do tiro com mais frequência, estas partes são conector da bateria, hop-up e cano.
A segunda, “limpeza de segundo escalão” é a limpeza realizada nas partes mais internas, mais vedadas, que não estão exportas e não vão sujar com frequência e demanda maior conhecimento do operador para realizar a desmontagem e a limpeza, como gearbox, parte interna do hop-up e o motor.
Entendemos que cada um tem um jeito de realizar a sua limpeza, mas gostaríamos de compartilhar a experiência da VENTURE UNIT neste quesito.
A Limpeza
A limpeza de primeiro escalão normalmente realizamos após cada jogo, principalmente quando jogamos em ambiente de mata, mas não sendo necessária, às vezes, quando jogamos em ambientes urbanos, ou seja, ela é necessária quando o cano e o hop-up estiverem sujos.
O conector da bateria é sempre checado e não necessariamente é realizada a limpeza, mas quando constatamos que está com início de oxidação, limpamos com compostos utilizados para limpeza de contatos elétricos, famosos limpa contato.
Já o hop-up e o cano, limpamos com o mesmo usado para limpar carabina de pressão só que usamos só a escova cilíndrica de algodão. O processo consiste em retirar o hop-up e o cano, o conjunto sem desmontar, retirar a pressão do nub e realizar a limpeza no mesmo sentido do tiro, até que que todo conjunto esteja limpo.
Por outro lado, a limpeza de segundo escalão, nós realizamos normalmente uma vez ao ano, pois como já discutimos acima as partes são mais vedadas e não demanda limpeza com frequência, mas quando fazemos, já aproveitamos para realizar manutenções preventivas em todo o conjunto. Para lubrificação das engrenagens utilizamos de teflon e os anéis de vedação utilizamos .
E aí o que vocês pensam sobre isso?
Esperamos que tenham gostado do texto e deixa aqui nos comentários sua opinião, sua sugestão ou qualquer dúvida que tiver em relação ao tema.
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É isso aí galera, vamos ficando por aqui.
Até a próxima!