Carabinas de Pressão: Comportamento dos calibres

Fala galera, beleza? A gente já sabe que existem tipos de chumbinhos que são usados para diferentes finalizadas, mas e quando o assunto é o calibre da arma?

 

No momento de escolher seu equipamento, muitos atiradores ainda se perguntam qual o melhor calibre para carabina, qual deles oferece melhor penetração, qual é mais preciso, entre outros. E é por isso que a gente veio falar sobre comportamento dos calibres. Bora lá?

 

Nesse post vamos fazer uma comparação entre os calibres 4,5mm e 5,5mm, que são os mais utilizados nos equipamentos.

 

COMPORTAMENTO EM FUNÇÃO DO TIPO DE ARMA

 

Quando os chumbinhos mais pesados são utilizados em armas PCP, apresentam mais energia se comparado aos chumbinhos mais leves. Já com armas de ação por mola, a situação muda, e então os chumbinhos mais pesados deixam o cano com energia menor.

 

Isso acontece porque nas armas PCP o volume de ar disparado a alta pressão faz com que o chumbinho mais pesado consiga absorver melhor o movimento linear e também uma porção de energia maior, diferente do chumbinho mais leve.

 

Nas armas de ação por mola, seja helicoidal ou gás, uma parte do ar comprimido se perde em função da resistência do pistão que o comprime, sendo assim, o chumbinho mais pesado exige maior esforço do pistão, o que resulta em uma aceleração menor.

 

No entanto, esses fatores se dão em função da massa do chumbinho, mas se transferirmos os fatores para calibres, podemos observar que armas PCP de 5,5mm são mais potentes que as 5,4m, mesmo com pressões idênticas no reservatório de ar.

 

PRECISÃO

 

Quando o assunto é precisão, os calibres 4,5mm e 5,5mm são equivalentes.

 

No entanto, ao falar de pressão, nos referimos às características que envolvem as armas e os chumbinhos, sem considerar fatores externos.

 

Dessa forma, o fato de o calibre 4,5mm apresentar trajetória mais plana que o calibre 5,5mm não significa que ele é mais preciso, assim como o fato de o 5,5mm desviar menos com o vento não faz com que ele seja mais preciso que o calibre 4,5, uma vez que essas variáveis podem ser corrigidas pela regularem da mira ou por compensação.

 

CAPACIDADE DE PENETRAÇÃO

 

A verdade é que chumbinhos calibre 4,5 mm tem maior capacidade de penetração do que os de 5,5 mm quando disparados por armas de energia equivalente, mesmo perdendo mais energia durante o percurso.

 

Isso acontece devido ao conjunto DS, spin e formato do chumbinho. É o giro mais rápido e a densidade seccional alta como acontece com os chumbinhos mais pesados, que favorece o impulso e a forma do chumbinho adequada aos tiros a longo alcance.

 

E é por isso que as carabinas de alta potência têm melhor desempenho com chumbinhos mais pesados.

 

Sendo assim, se a sua atividade exigir impacto com mais energia, o calibre 5,5 mm é o mais recomendado, mas se o objetivo for penetração, o calibre 4,5mm é a melhor escolha.

 

Vantagens de cada calibre

 

Calibre 4,5 mm

 

Trajetória mais plana

 

Maior capacidade de penetração

 

Ideal para armas de pressão de baixa e média potência

 

Calibre 5,5 mm

 

Desvia menos em função do vento

 

Maior capacidade de retenção de energia

 

Mais adequado para armas de alta potência

 

É isso galera, esperamos que tenham curtido nosso post de hoje! Não se esqueçam que, qualquer dúvida, crítica ou sugestão, é só deixar pra gente nos comentários!

 

Até a próxima!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários

8 Comentários

  1. Quero parabenizá-los por este post técnico, muito esclarecedor.
    Apoio a iniciativa e a continuidade com outras matérias relativas ao tiro de pressão, pois, existem poucos canais que se dedicam a este tipo de informação.

    Parabéns, continuem divulgando !!!

    • Boa tarde Manoel, tudo bem? Muito obrigada por participar do nosso Blog, ficamos muito felizes que tenha gostado do conteúdo, nossa intenção realmente é sempre ajudar e fomentar esse esporte maravilhoso! Qualquer dúvida, estamos por aqui. Abração!

  2. Boa noite, Princesa Paula, tudo bem com vc? Vc só falou dos calibres 4.5 e 5.5, eu gostaria de ver tambem comentário sobre o cal 6.0 mm.

    • Boa tarde Antonio, tudo bem sim e por aí? Muito obrigada por participar do nosso Blog!
      Pode deixar, vamos preparar um para o calibre 6.0, fechou?
      Estamos à disposição para o que precisar. Forte abraço!

    • Boa tarde Adelino, tudo bem? Muito obrigada por participar do nosso Blog!
      Ficamos muito felizes em poder ajudar!
      Estamos à disposição para o que precisar. Forte abraço!

  3. Eu tinha uma Jade pro 4.5 ela furava 6 barras de sabão hoje tenho uma caçadora 5.5 fiz um teste ela furou 10 barras e cravou em um comprensado que estava atrás muito boa de perfuração

    • Opa, show de bola seu feedback, Amauri, ficamos felizes que tenha gostado! 🙂 Estamos à disposição para o que precisar. Forte abraço!