A ascensão do público feminino no Airsoft

Faaaaaala galera, tudo belezinha?!

 

 

A gente espera que sim, porque o tema de hoje é um assunto muuuito importante no mundo do Airsoft! Sabemos que atividades táticas são socialmente e comumente associadas ao sexo masculino pelo fato de exigir maior força física e resistência, características essas que por muito tempo foram – injustamente – consideradas exclusivamente pertencentes aos homens, mas o tempo passou e, atualmente, esse estigma segue caindo (ainda bem!). Então bora ficar por dentro da importância DELAS no Airsoft? Chega maisss 😀

 

 

Sabemos que, apesar de o esporte ter tido alta no Brasil a partir de 2010, a prática de Airsoft teve início no Japão, entre as décadas de 70 e 80, quando empresas do país começaram a fabricar réplicas de armas de fogo que disparavam esferas de plástico ao invés dos projéteis de fogo, a fim de atender a um público com um forte interesse por esses produtos. 

 

 

Naquela época, muitos países ainda recuperavam-se de algumas das maiores guerras já enfrentadas mundialmente, mais especificamente a Primeira e a Segunda Guerra Mundial, cujas ocorreram respectivamente nos anos de 1914 e 1939. Não só durante esse período, mas também ao longo de todas as outras guerras civis ou entre países de toda a história, a presença exclusiva de soldados do sexo masculino era indispensável, enquanto suas filhas e esposas tinham como “papel” cuidar de afazeres domésticos, como limpeza e refeições, enquanto seus pais e/ou esposos trabalhavam ou eram convocados à guerra. 

 

 

Todavia, com o passar das décadas, até nossos tempos modernos, as mulheres ganharam espaço e tiveram um alcance e aumento considerável em sua voz em relação a vários aspectos, inclusive na prática de atividades e esportes antes exclusivos ao sexo masculino, e o airsoft é um dos grandes exemplos dessas conquistas!

 

 

As mulheres são consideradas seres fortes, com muita personalidade e poder de decisão, já que costumam pensar minuciosamente em todas as teorias e possibilidades e, visto que essas características são imprescindíveis à prática desse esporte tão querido, a presença delas torna-se cada vez mais necessária nas equipes!

 

 

Derrubando o estigma de pertencentes ao “sexo frágil”, elas entram em campo munidas de roupas que remetem aos uniformes do exército e portam armas, munição, óculos, coturnos e luvas, mostrando toda a sua força! Falando assim, até parece que estamos nos referindo a uma guerra, né? Mas calma que ainda é “só” Airsoft, e a batalha fictícia acontece, muitas vezes, em galpões ou áreas abandonadas, onde há a simulação de batalhas.

 

 

É comum encontrar participantes que relatem o medo que sentiram antes de dar início à prática, pensando que sofreriam algum tipo de exclusão por parte das equipes ou pelo medo de errar. Por isso, a fim de perder essa insegurança (mesmo que errar seja completamente humano – e natural –) é muito aconselhável que treinos sejam previamente realizados, e chamar as amigas ou os amigos pra participar pode ser MUITO útil em todos os sentidos, inclusive pro aumento da diversão!

 

 

CUIDADOS NA HORA DO GAME

 

Se você ta pensando em dar início na prática do Airsoft, a gente te dá todo o apoio e, além disso, nos preocupamos com a sua segurança! Mesmo que sejam revestidas por plástico, as bolinhas (ou esferas) das armas/pistolas de pressão podem machucar o corpo devido à pressão que a arma produz, e foi pensando nisso que preparamos uma listinha de equipamentos de segurança que não podem faltar durante a missão! Tá preparada, guerreira? 

 

 

Botas

 

Presentes nas mais variadas formas e modelos, botas são materiais extremamente importantes para a locomoção durante o airsoft, e vão muito além da estética! Desenvolvidas pelo material de camurça, couro, poliéster e diversos outros, tem como função proteger os pés e proporcionar maior capacidade de movimentação. Podem apresentar um cano baixo, médio ou alto, sendo de sua escolha a que mais lhe agrada!

 

 

Óculos

 

São equipamentos extremamente importantes durante o jogo, que têm como função proteger os olhos contra qualquer impacto advindo de esferas de plástico ou afins. Também estão presentes nos mais variados tipos, cores e modelos. Opte pelo mais resistente e que tiver mais a ver com o seu estilo!

 

 

Capacetes

 

Materiais também muito procurados por quem não quer sentir a pressão de uma bolinha de plástico bem na cabeça! 

 

 

Armas

 

Por último, mas não menos importante, a escolha das armas de pressão é imprescindível! Afinal, não dá pra sair atirando com a mão bolinhas contra o inimigo, né?! Atualmente, são inúmeros os modelos e marcas de pistolas, carabinas, rifles e snipers de Airsoft disponíveis no mercado. Marcas como Rossi, Cybergun, CBC e Double Eagle são alguns dos grandes nomes de marcas que fabricam esses produtos, e todos eles estão presentes no site da VentureShop! (Aqui você pode conferir quais os melhores modelos de armas para iniciantes no Airsoft).

 

 

Equipamentos como luvas, coletes, cintos táticos e joelheiras também são materiais muito importantes durante o jogo, e é mancada descer pro fight desprotegida. Afinal, no Airsoft, muitas vezes jogamos com toda uma equipe, e é nossa função zelar não apenas por nossa própria segurança, mas também a dos companheiros. Vale lembrar que detalhamos minuciosamente 05 dicas de equipamentos essenciais para as iniciantes. 😉

 

 

Assim como em qualquer jogo ou esporte, cada equipe (tanto feminina quanto masculina) possui suas singularidades e técnicas na hora de jogar, mas todas as partidas possuem um só objetivo: implantar bombas, “atirar” contra os adversários e capturar a bandeira em território inimigo para, no final, cantar a vitória! Se você é mulher com mais de 18 anos de idade e ta pensando em dar início a essa prática, saiba que tem todo o nosso apoio, e de muitas equipes espalhadas ao redor do Brasil também! Nunca estaremos só, afinal, mexeu com uma, mexeu com TODAS! \ooo/

 

 

E para as (os) que já praticam o esporte há algum tempo, no nosso blog também especificamos 03 dicas essenciais de como melhorar a mira no Airsoft!

 

 

Conta pra gente nos comentários como foi ou está sendo sua vivência com o Airsoft! Suas experiências e opiniões são muito importantes pra gente 🙂 Até mais, galerinha!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *