Comunicação Tática no Airsoft – Parte I

Comunicação Tática no Airsoft. Vocês já ouviram falar? Bastante gente conhece o Airsoft mas não conhece esse tipo de comunicação que facilita muito no entendimento do grupo! O papo de hoje é esse, quem me acompanha?

 

Em um jogo/operação de Airsoft, é muito improvável que todos os jogadores ou membros de uma equipe estejam todo o tempo juntos, ou perto o suficiente pra se comunicarem. Como uma estratégia é sempre necessária e o fator distância interfere, o que precisa se tornar possível é uma comunicação de qualidade entre os participantes.

 

É exatamente por isso que existe a Comunicação Tática no Airsoft. Muitas vezes ela é indispensável pra se obter sucesso em uma missão. Como funciona?

 

A Comunicação Tática no Airsoft funciona pelo rádio. É o modo mais adequado pra garantir que todos os operadores estejam a par do que está acontecendo em cada lugar e decidam juntos qual é o próximo passo a se tomar.

 

Outra coisa que é muito importante, é que se os adversários estiverem se aproximando, você poderá avisar sua equipe do que está acontecendo e preparar um plano B, trocar de posição, montar outra estratégia e etc. Essa comunicação tática no airsoft proporciona uma vantagem competitiva enorme!

 

O rádio é feito pra esse tipo de informação ser trocada pela sua freqüência, que é captada por todos os aparelhos. Então, cada rádio tem que ser configurado na mesma freqüência. Cada equipe deve utilizar a sua pra que não haja cruzamento de informação.

 

A comunicação tática no airsoft deve ser feita muito rapidamente, e aí chegamos num ponto bem interessante: as palavras-chave. As palavras-chave são o melhor jeito de mandar uma mensagem de forma rápida e efetiva. No airsoft existem termos específicos, como:

 

– Positivo: o jogador entendeu  mensagem ou está dando uma resposta afirmativa pra alguma coisa que lhe pediram;

– Negativo: o jogador não entendeu a mensagem ou está dando uma resposta negativa pra alguma coisa que pediram;

– Na escuta: Jogador disponível pra falar ou pra receber uma mensagem;

– Entrecorte: Mensagem teve falha, há necessidade de repetir;

– Repita: repetição da mensagem sem especificar o motivo;

– Última-forma: “Desconsiderem a última mensagem”

– Emergência: Se repetida 3x, indica que a comunicação se interrompa e monitorem o alerta.

– Câmbio final: Encerramento da conversa entre jogadores.

 

E aí galera, gostaram? Qualquer dúvida ou sugestão, deixem aí nos comentários!

 

Até a próxima! Câmbio Final!

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Autor: paula

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